Análise de Sistemas explorou os temas “empreendedorismo em TI” e “ciberataque”

dscn2124Empreendedorismo e ciberataque foram os temas centrais das palestras específicas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, durante a Semana Acadêmica da FAE. Na terça-feira (27), a palestra “Empreendedorismo em TI, cases de sucesso e insucesso”, ministrada pelo gerente de projetos da Inocode Mauricio Tognon, possibilitou que os estudantes pudessem refletir sobre os passos iniciais do empreendedorismo na área. “Uma das questões mais importantes é o relacionamento interpessoal. Precisamos compreender o que as pessoas pensam para desenvolver as soluções mais adequadas”, explicou.
dscn2116De acordo com o palestrante, o que diferencia um case de sucesso de um case de insucesso é a experiência. “Com o passar do tempo, o profissional aprende que o planejamento é uma etapa fundamental para o desenvolvimento dos projetos. Em cases que não deram certo, por exemplo, investimos tempo, dinheiro e equipe e o produto não tinha uso comercial”, exemplificou. Mauricio também falou da importância da realização de pesquisas de mercado, para compreender as necessidades e problemas dos usuários. “Produtos que possam resolver esses problemas são excelentes alternativas para quem deseja empreender na área de TI”, complementou.
palestra-analise-2Na quarta-feira (7), a palestra “Ciberataque na prática”, ministrada por profissionais da empresa Integrasul, de Caxias do Sul, reuniu, além de acadêmicos e professores do curso, profissionais que atuam no ramo de Tecnologia da Informação, a exemplo de Renato Dias. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Renato trabalha no setor de tecnologia da informação desde 1992 e decidiu participar do evento por fazer parte de um grupo de gestores de TI, que incentiva a atualização dos profissionais da área. “Além de uma forma de incentivar os profissionais a investirem mais na carreira, o evento também foi uma maneira de buscar mais conhecimento e informação, sobre este que é um tema muito interessante”, enfatiza.
Na prática, os especialistas em controle e imunidade virtual simularam o ataque de uma rede WiFi e também uma infecção por vírus. Depois de simularem os ataques, os consultores mostraram ao público avançadas ferramentas e metodologias que podem ser utilizadas para gerenciamento e proteção das informações. Entre as formas de proteção contra os ciberataques, foram citados o uso de um bom antivírus e o acesso somente a sites confiáveis. “Achei muito interessantes as demonstrações que a empresa fez, deixando clara a vulnerabilidade dos sistemas. Como futuros profissionais da área, o nosso principal desafio é estudar e buscar barreiras eficazes para esta prática, que é mais comum e próxima do que se imagina”, analisa o acadêmico Célio Ferreira da Cruz.

One Reply to “Análise de Sistemas explorou os temas “empreendedorismo em TI” e “ciberataque””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *