Biônica e Ecodesign em pauta no Design

Palestra biônica design (1)

Roberta Cichoski, Suzana Funk e Adelir Kamanaski

Palestra biônica design (4)Muito mais do que uma disciplina do 5º semestre do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), os conceitos de Biônica e Ecodesign, trabalhados em conjunto, visam propor soluções simples e econômicas para a criação de produtos ecoeficientes. Alguns dos trabalhos publicados e premiados em concursos, desenvolvidos por Roberta Cichoski e Adelir Kamanaski, egressos do curso de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Processo Criativo da FAE, foram apresentados aos acadêmicos do 5º semestre na última terça-feira (25).
“No início da Pós-Graduação, o termo Biônica me era estranho e distante. Mas, foi ele que me possibilitou ter uma visão diferente a respeito do design, do meio ambiente e de como tudo o que nos rodeia é, ou pode vir a se tornar material para o desenvolvimento de novos produtos. Nesta disciplina, a professora Ana Paula Steigleder me abriu novos horizontes e me apaixonei verdadeiramente pelas oportunidades de suas aplicações na minha profissão”, contou a designer gráfica Roberta Cichoski.
Em conjunto, Roberta e Adelir desenvolveram, por exemplo, a estante “Mamãe Canguru”, premiada com o 3º lugar no Concurso de Design da Feira Construir/FAE, em 2013. A designer gráfica também realizou um estudo tendo como inspiração a biônica da flor Zantedeschia aplicada ao design de calçados, publicado pela Revista Fazer, em julho de 2015.
Para Adelir, que também é especialista em Design de Ambientes pela FAE, instigar os alunos a pesquisar, observar e ter um olhar diferenciado sobre tudo o que nos rodeia foi um dos principais objetivos da interação. “Poder estar em sala de aula novamente é um prazer enorme, ainda mais levando conhecimentos e experiências de nossos trabalhos. Não precisamos reinventar a roda, mas podemos sim ter um olhar diferenciado das coisas. Ver coisas que os outros não enxergam, visualizar e achar soluções”, enfatiza.
A apresentação dos cases foi reconhecida pelos acadêmicos como inspiradora. “Os palestrantes se revelaram gente como a gente, humilde, que ama o que se faz. Além dos ótimos trabalhos com foco na biônica, também se preocupam com as questões sociais e ambientais. A palestra nos deu uma nova percepção quanto à biônica, renovando o nosso astral e reavivando a criatividade”, destaca o estudante Jonas Scandolara. “Ouvir sobre projetos que tiveram sucesso e saber que também podemos atingir essa excelência é motivador. Os trabalhos que foram apresentados além de serem belos e criativos, tiveram uma ótima elaboração e nos possibilitam saber mais sobre as infinitas inspirações que a biônica nos dá com suas formas e cores únicas que podem ser usadas tanto na parte estética de um projeto quanto em soluções de funcionalidade”, complementa a acadêmica Evelin Alberton.
O convite para apresentar esses trabalhos para a turma de Graduação em Design, feito pela coordenadora do curso, Suzana Funk, foi recebido pelos egressos como uma grata surpresa. “A ideia de que um pouco do meu fascínio nessa disciplina pudesse de alguma maneira, despretensiosamente falando, tocar ou inspirar os alunos, por si só foi extremante gratificante para mim como profissional e eterna aluna”, declara Roberta Cichoski. “Fico muito feliz que os acadêmicos ficaram instigados com as apresentações dos cases, realmente os palestrantes foram maravilhosos. Agradecemos a disponibilidade e por terem demonstrado a sua paixão pelo design que é feito no dia a dia, em seus trabalhos”, finaliza a coordenadora do curso de Design.

Palestra biônica design (2)

Palestrantes e a turma do 5º semestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *