Curso Técnico em Gerontologia é aprovado no Barão

GerontologiaNo dia 31 de julho o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) dará início às aulas não de três Cursos Técnicos, mas quatro. Foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (18), a aprovação do Curso Técnico em Gerontologia, com foco no cuidado de idosos. O curso terá duração de um ano e meio e habilitará os egressos a atuarem como profissionais liberais, em residenciais geriátricos, casas de repouso, lares de idosos, como acompanhantes ou cuidadores de idosos.
Em março, o Barão também obteve a aprovação do Curso Técnico em Enfermagem, demonstrando sua preocupação em formar profissionais qualificados na área da saúde. “Erechim é um polo de saúde, mas carece de profissionais em diversas áreas. A expectativa de vida da população está cada vez mais elevada, o que faz do Curso Técnico em Gerontologia um mercado de atuação profissional promissor”, destaca o diretor geral do Barão, Claudecir Bleil.
Do profissional de saúde exige-se competências técnicas qualificadas em diversas matérias complementares. Na terceira idade, por exemplo, o técnico em cuidados de idosos atua na saúde da pessoa idosa de forma a facilitar a prática diária dos pacientes, auxiliando nas condutas mais apropriadas às demandas da terceira idade. “Não basta desempenhar a função com amor, pois, aliado ao amor, carinho e respeito, estes profissionais necessitam de uma formação específica adequada, não só inicial, mas contínua”, explica a coordenadora dos Cursos Técnicos do Barão, Clarice Ferrazzo. É de responsabilidade do técnico, atuar diretamente no cuidado dos idosos, prestando auxílio em atividades como supervisão, alimentação, higiene pessoal, deambulação, administração de medicamentos, entre outras.
Além das aulas presenciais, cujos conteúdos estão divididos em quatro módulos, os estudantes do Curso Técnico em Gerontologia do Barão também farão estágio de 400 horas, em empresas da área. As aulas do curso serão noturnas, presenciais e acontecerão de segunda a quinta-feira. O interessado que optar por realizar o pagamento da mensalidade em 24 vezes, pagará R$ 451,25.  A Secretaria do Barão já está recebendo matrículas para o curso, assim como para os Técnicos em Enfermagem, Eletrônica/Infotrônica e Segurança do Trabalho, as únicas exigências são estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *