FAE participa do Startup Weekend Erechim

Chali e LaudDa organização a premiação. Este foi o envolvimento da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) com a segunda edição do Startup Weekend Erechim. Além de patrocinadora, a instituição também contou com uma equipe de professores, egressos, acadêmicos e funcionários que aceitaram o desafio de, em 54 horas, criar empresas com baixo custo de manutenção e rápido crescimento.
O evento teve início na sexta-feira (6) à noite, momento em que 35 dos mais de 100 participantes compartilharam ideias e, em torno das 11 mais votadas, formaram-se times compostos por desenvolvedores, designers e participantes de negócios. Em poucas horas os projetos tomaram forma, foram testados, validados e, por último, apresentados a um grupo de empreendedores. Ao longo dos três dias de Startup Weekend, profissionais experientes no mercado, os mentores, acompanharam de perto o trabalho das equipes e deram dicas valiosas para o desenvolvimento das ideias.
DesignersUma das mentoras foi a coordenadora e professora do curso de Design da FAE, Suzana Funk. Para a mentora, eventos que incentivam o empreendedorismo e a criatividade são de suma importância para cidade e região, “ser mentora de um evento como o Startup Weekend foi uma grande honra e a experiência foi simplesmente maravilhosa. Tive a oportunidade de conhecer mentores fantásticos e principalmente de interagir com participantes cheios de sonhos e vontade de fazer as coisas acontecerem”. A professora enfatiza que este momento é de agradecer e comemorar o sucesso do evento, “parabéns aos organizadores por toda a dedicação e trabalho realizado para que o SW fosse o sucesso que foi. Agradecemos em especial a visionária Fabi Auler que não mediu esforços para que tudo fosse feito da melhor forma”.
Professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Éderson Szlachta participou da primeira edição do Startup Weekend Erechim, em 2016, e neste ano decidiu voltar como organizador. “Gosto de fazer coisas significativas para as pessoas e tanto organizar eventos quanto lecionar me permitem isso. O Startup Weekend proporciona contato real com o mercado empreendedor e isso proporciona um alto nível de aprendizado prático”, destaca o professor.
Ao saber do evento através do professor Éderson, o acadêmico Samuel Bobermen de Souza, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas decidiu participar para melhorar as suas habilidades e conhecimentos, “minha equipe, a Simplificando Matemática, conquistou o 3º lugar e, como optamos pela continuidade do projeto, certamente terei mais chance de colocar em prática os conhecimentos que estou adquirindo na faculdade”, conta o acadêmico.
Para Lúcio Rossignol, egresso do curso de Design, o Startup Weekend foi uma oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também de conhecer e interagir com novas pessoas, vislumbrando oportunidades no mercado. “Pude testar minha capacidade de entregar um trabalho complexo, para um novo negócio online, em um prazo de tempo muito curto. Neste processo, além de ficar responsável por mostrar a empresa ao público, através da parte apresentação visual, participei ativamente do desenvolvimento da empresa, praticando meu conhecimento com softwares, aplicando conceitos de design gráfico e de criação e gestão de negócios”, relata o acadêmico, cuja equipe desenvolveu uma plataforma para criação e organização de eventos, em que o usuário escolheria todas as características de sua festa/evento com base em um orçamento limite.Mentores e organização
“Dentro do curso aprendemos muito mais do que apenas ‘desenhar bonito’. Os professores experientes da FAE, buscam muito mais que transmitir apenas conhecimento teórico, mas demonstrar como se resolve um problema real no mercado, transmitindo aos alunos suas próprias experiências, o que se demonstrou bastante eficiente no decorrer desses três dias de trabalho árduo e progressivo”, complementa o designer.
Entre os prêmios concedidos aos membros das três equipes vencedoras, a FAE concedeu bolsas de 50% para o curso de Pós-Graduação de Gestão em Branding. O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes.

Foto todos

Um comentário sobre “FAE participa do Startup Weekend Erechim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *