Acadêmicas de Pedagogia conhecem experiência de educação não formal no Centro Educacional Santo Agostinho

Pedagogia CESA (3)

Turma de Pedagogia foi acolhida pela Cesa De Hipona Erechim nesta segunda

A educação não é um processo exclusivo da escola, ela pode acontecer em locais diferentes e em diversas situações sociais que não correspondem ao modelo escolar formal. Na perspectiva de transpor aos muros da escola, a turma de Pedagogia 2014 da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), nível VIII, conheceu o trabalho não formal desenvolvido no Centro Educacional Santo Agostinho (CESA de Hipona Erechim), no bairro Morada do Sol.  

A visita foi realizada nesta segunda-feira (6), fazendo parte do cronograma da disciplina de “Educação Não Formal”, ministrada pela professora Ma. Flávia Dalla Costa.  A turma foi acolhida pelas irmãs Lydia Fernandes e Abigair Viola, educadoras Gabriela, Lourdes Rech Caovilla, educador Eduardo Dambros e pela assistente social do CESA. A irmã Lydia explicou a origem do Centro, bem como trabalho desenvolvido.

“Através da socialização desta experiência do fazer pedagógico em espaço não escolar, as acadêmicas tiveram a oportunidade de conhecer o que tanto enfatizamos na disciplina, pois hoje, o campo de trabalho da pedagoga não se limita mais às escolas, a pedagoga está sendo inserida em um mercado de trabalho mais amplo e diversificado, pois a educação deixa de ter como foco apenas o processo ensino aprendizagem em espaços formais, ultrapassando os muros da escola, para diferentes e diversos segmentos como as ONGs, clubes, igrejas, museus, hospitais, presídios etc. Abre-se um novo espaço para a Educação Não Formal. Cabe à faculdade preparar as pedagogas para que possam desenvolver um bonito trabalho além dos muros da escola”, relata a professora Flávia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *