Programação celebra os 10 anos do Design da FAE

Em 2017 o curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) celebra uma década. Em comemoração aos 10 anos do curso, a coordenação integrou acadêmicos e professores em uma série de atividades. Palestras, workshops e até mesmo um concurso para o desenvolvimento da marca comemorativa ao aniversário foram algumas das ações realizadas em novembro, mês em que também é comemorado o Dia do Designer.

Palestras

Ricardo LemosA palestra “Estratégias inteligentes: transformando dificuldades em vendas”, ministrada pelo consultor do Sebrae/RS Ricardo Lemos, foi uma das ações que inspirou os futuros designers a se tornarem profissionais vencedores, praticando aprendizados. “Não se interessar por vendas é um grande problema. Como consumidores não gostamos que nos vendam, mas adoramos comprar”, provocou o palestrante. Ao longo de sua fala, Lemos apresentou práticas equivocadas de venda, como baixar o preço dos produtos, “preço é tudo para quem não tem mais nada a oferecer”. Após apontar fraquezas do processo, o palestrante também abordou estratégias de venda inteligente, que significa fazer mais com menos, “tempo é vida. Não gaste seu tempo de qualquer jeito, pois é o tempo que vai melhorar os seus resultados. Lembre-se sempre de que o difícil, com muito treino, torna-se fácil”, pontuou.

No dia 9 de novembro, mesma data da palestra com Ricardo Lemos, os acadêmicos conheceram a “Metodologia do cliente oculto”, apresentada por Daiana Fiorentin Wendler. “Esta é uma importante técnica de observação, análise e coleta de dados, que objetiva a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelas empresas. Proporcionamos um raio x das empresas, com o olhar do consumidor e seguindo parâmetros técnicos”, explicou Daiana, também consultora do Sebrae/RS.Daiana Sebrae

Ao desejar que o curso de Design continue realizando os sonhos de muitas pessoas, a acadêmica Daiane Miorelli Colling elogiou a programação e agradeceu pelos momentos de conhecimento proporcionados pelo curso. “Todas estas atividades contribuirão muito na minha vida acadêmica e profissional, com certeza. Tudo, absolutamente tudo o que se ouve, um dia será lembrado e utilizado”, destaca a estudante. “Eu nunca tinha ouvido falar da temática do cliente oculto e achei muito interessante. Acho que as empresas só têm a ganhar com as melhorias propostas através do uso da técnica. A palestra do Ricardo Lemos também foi incrível: vendas para mim é um desafio, já estava com ideia de buscar conhecimento nessa área e essa palestra me motivou ainda mais”, complementa a futura designer.

Oficinas

Marketing AlineA abertura da programação ocorreu por meio de uma oficina sobre Marketing Digital, ministrada pela jornalista da FAE/Barão, Aline Vogt Ongaratto. Além de apresentar teorias sobre o comportamento da audiência, desde o surgimento dos meios de comunicação de massa, a jornalista também mostrou aos acadêmicos ferramentas como o Google Analitycs e o Facebook para empresas. “Um dos grandes desafios do marketing hoje é compartilhar conteúdos úteis, relevantes e que sejam capazes de conquistar o público. Ferramentas como essas nos trazem métricas importantes para entender se estamos conseguindo cumprir esses desafios”, pontuou Aline.

AlfredA bagagem cultural do intercambista de Gana Alfred Nii Ayitey Mensah e também colaborador da FAE/Barão foi compartilhada com os acadêmicos por meio de um workshop sobre a Língua Francesa. “Aprender essa língua realmente nunca me passou pela cabeça, porém achei muito interessante toda o ensinamento cultural que o Alfred nos trouxe. Ouvir histórias de outros povos é, além de fascinante, muito importante para que a gente entenda como eles vivem, seus valores e também no podemos nos inspirar para melhorar”, frisa a acadêmica Daiane Miorelli Colling.

Nova coordenação do curso

Suzana

Suzana Funk coordenou o curso por 6 anos

Com o sentimento de gratidão e missão cumprida, a professora Suzana Funk também anunciou oficialmente aos alunos, no mês de novembro, que o curso passará a ser coordenado pela professora Simone Lehnhart Vargas. Simone, que já é professora do curso, é Mestra em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialista em Design, Tecnologia e Processo Criativo pela Faculdade Anglicana de Erechim; Graduada em Design de Produto pelo Centro Universitário Franciscano e em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Confira o depoimento da professora Suzana Funk, escrito para relembrar algumas das conquistas dos 6 anos em que esteve à frente do curso: “Além das atividades curriculares do curso de Design, foi criado o Núcleo de Práticas Profissionais, através de qual atendemos muitas empresas, agregando em diferentes questões sociais, ambientais e educacionais. Também realizamos muitas consultorias na área do Design em várias empresas de cidades do RS, tanto professores quanto acadêmicos e egressos, realmente esse foi um projeto muito especial, que deu muito certo e que nos trouxe muitos frutos – tivemos muitas parcerias com diversas empresas da cidade, nas quais realizamos concursos e estágios, onde as criações saíram do papel para se tornarem realidade – além disso foram criados dois cursos de especialização na área do Design, sendo formadas quatro turmas nos últimos anos, dentre outros projetos especiais que poderíamos citar. A maior alegria de um professor é ver o sucesso de seus alunos, hoje colegas de profissão! Saber que seu trabalho ajudou a melhorar a vida de alguém para melhor é gratificante. Agradeço a todos que trabalharam para o sucesso do curso e da FAE, acadêmicos, funcionários, direção e principalmente aos professores do curso: minha gratidão”.

O que egressos e alunos têm a dizer sobre o curso?

Anderson Roque é egresso do curso de Design e, enquanto aluno, participou do projeto de consultorias do Sebrae/RS, em parceria com a FAE: “O curso de Design também me proporcionou a oportunidade de participar do programa de consultorias de Design do Sebrae – SEBRAETEC –  onde prestava consultorias em diversos setores do design, como gráfico, criando a identidade visual de empresas e também design de ambientes, projetando e assessorando na execução de projetos de ambientação de empresas de diversos segmentos, de comércios à indústria de calçados. Atualmente trabalho no setor moveleiro como Designer de Ambientes e gerenciando uma loja de móveis projetados”.

Daiane Gasser, egressa do curso: “Cursar Design, com certeza foi um dos acertos que fiz para minha vida. Hoje me sinto uma profissional completa, todas as teorias e práticas são relembradas dia após dia, mas principalmente me instigam a pensar ‘fora da caixa’. Ver a contemplação das pessoas a sua volta quando você demonstra como chegou em determinado resultado, não tem preço. Por isso essa profissão é muito mais sobre emoção e transformação, do que sobre qualquer outra coisa que tentem descrever”.

Naiane Salini, formanda e integrante do núcleo de práticas profissionais do curso: “Com o núcleo de design eu aprendi a importância do contato com o cliente para a execução do projeto. Aprendi na prática o que nos ensinaram em teoria, foi muito gratificante realizar um projeto assim, e saber que o cliente gostou e já está utilizando”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *