Acadêmicos de Ciências Contábeis da FAE aprendem a fazer declarações do IRPF

Há pouco mais de um mês do prazo final para declaração do Imposto de Renda 2018, em torno de 50 acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) utilizaram os laboratórios da instituição para aprender a forma correta de prestar contas à Receita Federal do Brasil. Orientados por seis professores do curso de Ciências Contábeis, eles participaram de duas oficinas onde puderam efetuar as próprias declarações, de familiares ou de amigos.

As oficinas, voltadas à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018, foram realizadas por meio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) do curso de Ciências Contábeis da FAE, projeto desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil. Nos dias 16 e 23 de março, os estudantes aprenderam, por exemplo, quem está obrigado a efetuar a declaração, prazos, multas e também conheceram os modelos de declaração para o IRPF.

“A legislação é um tanto quanto complexa, nesse sentido, notamos que as principais dúvidas dos acadêmicos com relação as despesas dedutíveis do modelo completo”, destaca o coordenador e professor do curso de Ciências Contábeis, Claudecir Bleil.

Esta foi a primeira vez que Gabriela Pansera, aluna do 5º semestre de Ciências Contábeis, executou uma declaração de IRPF, “achei a atividade muito importante, pois pondo em prática é bem melhor de compreender os passos. O auxílio dos professores, tirando nossas dúvidas, tornou a atividade ainda mais enriquecedora em termos de aprendizado prático”, destaca. As oficinas foram orientadas pelos professores Carlos Boelter, Claudecir Bleil, Élio Heiman, Fábio Pinotti, Giovana Liotto e Lourdes Donadel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *