Design realiza visita técnica na Belapedra, em Gaurama

Conhecer detalhadamente materiais e processos produtivos utilizados bem como perceber a importância do setor de Design e do profissional designer no processo de desenvolvimento de joias. Estes foram alguns aspectos proporcionados aos estudantes dos níveis I, III e V do curso de Design da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), em visita técnica realizada à empresa Belapedra, em Gaurama.

Acompanhados pela coordenadora do curso e professora da disciplina de Projeto e Modelagem II, Simone Lehnhart, os acadêmicos puderam visualizar os materiais e processos utilizados em uma grande empresa do segmento joalheiro, conhecer os processos produtivos, a sequência em que são desenvolvidos na indústria e visualizar pedras naturais e gemas utilizadas na fabricação de joias.

Para Matheus Willian da Silva, estudante do nível III, um dos pontos que mais chamou a atenção foi a tecnologia envolvida no processo de produção das joias, “fiquei fascinado com o processo de injeção nos moldes, pois a tecnologia utilizada facilita muito a produção, reduzindo o tempo de fabricação dos moldes, sem falar da agilidade que as tecnologias proporcionam. Não é preciso ficar calibrando a máquina de injeção a cada molde, pois as informações de cada molde são salvas em um ‘chip’ e a máquina se encarrega da execução. Cada molde contém um chip que a máquina lê e já sabe automaticamente o que deve fazer e como fazer”, explica o acadêmico.

A visita foi realizada no dia 3 de abril esteve vinculada à disciplina de Projeto e Modelagem II, “esta disciplina objetiva oferecer ao aluno conhecimentos sobre a joia, bem como o aprofundamento na metodologia do projeto de produto, buscando em ferramentas simples o auxílio necessário para o desenvolvimento correto de coleções e acessórios para o mercado joalheiro”, explica a professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *