CEJA/Erechim socializa experiências educativas com a turma da Pedagogia 2015

A turma do VII Semestre de Pedagogia da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) recebeu na noite desta quarta-feira (18) a diretora e a coordenadora pedagógica do turno da noite do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEJA/ERECHIM. A fala das professoras Marilei Fátima Balensiefer Simonetto e Vivian Destri trouxe às acadêmicas a oportunidade de conhecer as experiências educacionais desenvolvidas na Modalidade de EJA e integrou o cronograma da disciplina de Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Flávia Dalla Costa.

Construído no decorrer do ano de 2009 e implantado em 2010, as educadoras ressaltaram que o CEJA foi uma proposta do Governo Municipal, que tem como principal objetivo a oferta do atendimento de Ensino Fundamental, na Modalidade de EJA, aos jovens e adultos, bem como de forma integrada ou complementar, a iniciação profissional.

As educadoras apresentaram a organização curricular do CEJA, que se dá a partir de Módulos, onde as disciplinas são trabalhadas de forma globalizada através das áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. Segundo, a diretora Marilei, não ocorre troca de períodos, pois cada área do conhecimento é trabalhada por um educador durante o turno da aula. Além do ensino regular, os estudantes realizam 20% de trabalhos à distância e curso de iniciação profissional.

Em sua fala, a professora Vivian ressaltou que o cuidar será o tema gerador das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas nas turmas do CEJA em 2018, assim como foi em 2017. As educadoras também trouxeram ao debate alguns dos desafios enfrentados pelo CEJA e, orgulhosamente, falaram sobre os reconhecimentos que o Centro possui como:

  • 2010: Medalha Paulo Freire: “O CEJA – Erechim, segundo o Ministério da Educação, é uma das cinco melhores experiências do país”.
  • 2012: artigo na Revista da UNESCO;
  • 2013: 100% de satisfação pela pesquisa de satisfação da Ouvidoria da Prefeitura Municipal;
  • 2013: certificado de reconhecimento Prêmio Gestor Público;
  • 2016: projeto encaminhado ao Prêmio Gestor Público do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Socialização das atividades nas Universidades;
  • Foco de pesquisas: TCC’s, dissertações….

“Em nosso trabalho educativo diário temos a filosofia da educação ao longo da vida como guia, além de lembrarmos sempre da frase de Paulo Freire: ‘não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes’”, relata a coordenadora Pedagógica Vivian Destri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *