Estudantes do Bilíngue realizam experiências com sombras para compreender a passagem do tempo

O Programa Bilíngue do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) proporciona vivências incríveis aos seus estudantes. As descobertas realizadas nas aulas de Ciências, deixaram os alunos do 1º ano curiosos para entender sobre como os povos egípcios e babilônicos utilizavam o sol para medir a passagem do tempo.

Orientados pela professora Franciele Calza, os estudantes foram até a calçada da escola, na manhã da última quinta-feira (3), com o propósito de desenhar a sombra do corpo dos colegas projetada no chão. Concluídos os desenhos, a hora foi observada no relógio e 1h30min depois eles retornaram ao mesmo ponto, com o desafio de tentar entrar novamente dentro do desenho da própria sombra. “Quando cheguei na escola de tarde, eu e o Renan tentamos entrar no desenho, mas a sombra já estava do outro lado”, conta Miguel Inácio Piazza.

“Ao perceber que não era possível entrar mais na sombra, os estudantes puderam compreender o movimento de rotação da Terra, descobrindo que a sombra projetada no chão dá dicas importantes sobre horas, estações do ano e pontos cardeais”, explica a professora Franciele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *