Egresso do técnico em Segurança do Trabalho do Barão palestra para acadêmicos de Eletrônica Industrial da FAE

Sete anos depois formar-se no curso técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB), a conclusão de Jarbas Agatti é que, mesmo enquanto palestrante, a sala de aula é o local onde sempre se aprende um pouco mais. Em conversa com os acadêmicos do 6º semestre do tecnólogo em Eletrônica Industrial da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), no início deste mês, a convite da professora Dolores Longhi, o profissional abordou a NR 12, que trata sobre a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, e a NR 10, cujo foco é a segurança em instalações e serviços em eletricidade.

“Depois do técnico em Segurança do Trabalho cursei Engenharia da Produção, fiz especialização, mas o cerne da minha formação partiu do Barão. Voltar é sempre muito gratificante, principalmente pela oportunidade de poder retribuir um pouco do conhecimento que a instituição me proporcionou. Como atuo mais no projeto e a turma na execução, a palestra também trouxe novos aprendizados para mim”, enfatiza Jarbas, que é Engenheiro de Segurança do Trabalho na empresa Comil Ônibus.

Para a conversa com os acadêmicos, o profissional priorizou aspectos operacionais das Normas Regulamentadoras. Apesar de atuar na área, o estudante Diego Boller reforça que a fala foi importante “especialmente para reciclar informações que muitas vezes acabam caindo no esquecimento, como a proteção em máquinas, no caso da NR 12”. De acordo com a professora da disciplina, intervenções como estas tem como principal objetivo a minimização da exposição do risco de acidentes de trabalho. “O assunto abordado visa ampliar os conhecimentos técnicos dos acadêmicos, tanto na elaboração quanto na execução de projetos para a adequação de máquinas e equipamentos bem como proporcionar noções sobre o correto dimensionamento destes dispositivos, conforme a legislação vigente”, explica a professora Dolores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *