Egressa do curso de Pedagogia socializa o trabalho realizado no Centro Educativo Cantinho da Luz

Para conhecer um dos trabalhos desenvolvidos com a Educação Não Formal através de Organizações Não Governamentais, no município de Erechim, a turma 2015 da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) recebeu, no dia 10 de dezembro, a egressa Andréia Clara Zilak. Primeiramente, a pedagoga esclareceu que o Centro Educativo Cantinho da Luz( Rua João Gabriel A. Gomes, 22 – Bairro Frinape) é uma Organização Não Governamental de Assistência Social, possuidora de estatuto próprio, sem fins lucrativos, com sede própria, diretoria constituída e participação voluntária.  Relatou que a Entidade atua diretamente com famílias em situação de vulnerabilidade social, pertencentes aos bairros próximos a Instituição (Bairro Aeroporto, Vitória I, Vitória II e Progresso), oferece serviços de proteção social básica, através de programas, projetos e serviço de fortalecimento de vínculos familiares, orientação sócio familiar e ações socioeducativas, voltados para crianças, adolescentes e seus familiares.Os programas socioeducativos e sócios familiares possuem como principais objetivos o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, desenvolvimento da autonomia e o conhecimento de direitos e deveres sociais, para que desta forma os usuários possam excluir-se da situação de vulnerabilidade e risco social, possibilitando a integridade familiar, dignidade humana e participação social.

A organização é um espaço com ações de caráter contínuo, em funcionamento de janeiro a dezembro, oferecendo atividades diferenciadas nos dois turnos do dia para crianças (6 a 12 anos), adolescentes (12 a 16 anos), mães (trabalho de formação) e idosas através de oficinas. Atualmente, as oficinas são de: corte costura, culinária, tricô patchwork, padaria, orientação ao trabalho, grupo de convivência, formação humana, artesanato, xadrez, informática, artes, acompanhamento pedagógico, bijuteria e taekwondo). A Instituição também é fortalecida pelo trabalho de voluntários que auxiliam nas diferentes tarefas e eventos promovidos pela entidade.

Em sua fala, a ex-aluna relatou ainda que a equipe técnica é formada por: uma assistente social, uma pedagoga e 2 psicólogas. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Educação Não Formal, que prevê na sua ementa possibilitar o conhecimento de experiências educativas Não Formais existentes no Município de Erechim. A disciplina é ministrada pela professora Mestra Flávia Dalla Costa. “As acadêmicas tiveram a oportunidade de agregar novos conhecimentos, bem como para despertar o desenvolvimento da consciência crítica, da sensibilidade social e do compromisso com processos educativos Não Formais,tão bem exposto pela Andréia”, disse a pro   fessora Flávia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *