Organização de currículo e comportamento em entrevistas de seleção é tema de palestra na FAE

Bruna Tussi é psicóloga e tem extensa experiência com recrutamento

Boas práticas para organização de currículos e o comportamento esperado pelas empresas de um candidato a uma vaga de emprego. Estes foram os principais pontos abordados pela psicóloga Bruna Tussi, em palestra realizada na Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), na noite desta quarta-feira (15). A atividade, proposta pelos colegiados dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Psicologia, também contou com a apreciação de algumas turmas dos cursos de Eletrônica Industrial, Estética e Cosmética e Pedagogia.

Em sua fala, a psicóloga explicou que o currículo é a identidade profissional de quem está no mercado de trabalho, por isso é tão importante que o documento seja bem organizado. Dados de identificação, formação e experiência profissional, atividades desenvolvidas e informações adicionais foram os itens apontados como primordiais de um bom currículo, “também gostamos de saber em que semestre da graduação o candidato está, caso ainda não seja formado”, complementa Bruna.

A psicóloga enfatizou ainda que 30 segundos é o tempo aproximado para que o recrutador decida se vai ou não chamar o candidato para a entrevista, momento em que o aspirante à vaga precisa ter um bom comportamento. Apresentação pessoal, pontualidade, simpatia, postura, boa comunicação, atitude, bom humor e sinceridade foram algumas das características pontuadas pela palestrante, para que, na entrevista, o candidato encante o recrutador e fique mais próximo de conquistar a vaga. “Equilíbrio emocional é outro aspecto que analisamos na hora da contratação: a técnica pode ser aprendida, já o comportamento vem de cada um”, enfatizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *