Faculdade da Experiência faz viagem de cultura e lazer a Treze Tílias

Um pedacinho da Áustria no Brasil. Assim é conhecida a cidade de Treze Tílias, localizada na região do meio oeste de Santa Catarina. Para vivenciar um pouco desta cultura, a Faculdade da Experiência, vinculada ao Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) e à Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), realizou uma viagem ao município, nos dias 23 e 24 de maio. No roteiro de visitas aos pontos turísticos, não faltou a minicidade (onde foram reproduzidas as principais construções de Treze Tílias) e o bosque.

“Além do conhecimento da cultura austríaca, o passeio também proporcionou descanso, lazer e mais um momento ímpar de socialização entre o grupo”, enfatiza a coordenadora da Faculdade da Experiência, Neiva Zanatta Barroso, que acompanhou a viagem, junto com a professora Meliza Rizzi. Além de toda a estrutura proporcionada pelo Treze Tílias Park Hotel, local onde o grupo ficou hospedado, as vovós também puderam curtir a apresentação do Grupo Lindental, que traz no currículo uma turnê internacional pela Áustria e apresentações no quadro “Se Vira nos 30”, do Domingão do Faustão.

“A atenção, cuidado, carinho e preocupação das professoras, a educação do motorista e a beleza ímpar da cidade, tudo isso fez com que a nossa viagem fosse maravilhosa. Sou apaixonada por flores, Treze Tílias tem flores até na fachada das casas, é um verdadeiro paraíso. Já estou me mudando para lá, pelo menos em pensamento”, conta Marli Zanella, integrante da Faculdade da Experiência há três anos.

A cidade de Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler em um momento aquele país buscava soluções para minimizar o sofrimento de sua população que estava em meio a uma crise generalizada. Além da cultura austríaca, Treze Tílias recebeu descendentes de alemães (principalmente do Hundsrück e Westfalen) de italianos (principalmente de Vêneto e Lombardia), fazendo com que a cultura europeia seja muito influente na cidade e região.

 

* Com informações do site da Prefeitura Municipal de Treze Tílias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *