Acadêmicas de Pedagogia da FAE conhecem a experiência educacional desenvolvida no Centro Educacional Santo Agostinho

A educação não é um processo exclusivo da escola, ela pode acontecer em locais diferentes e em diversas situações sociais que não correspondem ao modelo escolar formal. Transpondo os muros da escola, a turma de Pedagogia 2016, nível VII, na disciplina de Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Ma. Flávia Dalla Costa, conheceu o trabalho desenvolvido pelas irmãs educadoras no Centro Educacional Santo Agostinho – CESA de Hipona Erechim.

As acadêmicas foram acolhidas pelas irmãs Lydia Fernandes e Abigair Viola, Lourdes Rech Caovilla, pelo educador Gabriel Lopes e pela assistente social Luciana. Irmã Lydia explicou a origem do Centro, que as irmãs educadoras começaram o trabalho na França em 1597 e no Brasil em 1906, em São Paulo. As irmãs educadoras desenvolvem o trabalho em Erechim há 62 anos. Atualmente, o Centro atende 170 pessoas, através de oficinas de musicalização, hora do conto, informática, costura básica, patchwork, colagem, crochê, produção de produtos de higiene e patchwork costura.

“As acadêmicas tiveram a oportunidade de agregar novos conhecimentos e também de empoderar sobre o papel e o perfil do pedagogo em espaços de Educação Não Formal, tão bem socializado pela equipe educacional do Centro”, destaca a professora Flávia. A visita das acadêmicas ao CESA de Hipona Erechim foi realizada na última segunda-feira (3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *