Projetos

Projetos da Educação Infantil e Ensino Fundamental:

Proerd: Desenvolver a prevenção à violência e ao uso indevido de drogas nas escolas, utilizando métodos que priorizem a moral e os bons costumes. Ensinar os jovens a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que poderão influenciar a experimentar as drogas. Capacitar crianças e adolescentes a tomarem decisões sadias e transmitir informações sobre as drogas e noções básicas sobre como estarem seguros e serem responsáveis. Esses são os objetivos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), presente em todos os estados brasileiros. No Barão, o PROERD é desenvolvido com as turmas de 3º e 5º anos. As atividades são conduzidas por um soldado da Brigada Militar, que se desloca até a escola para as atividades.

Zooterapia: Implantado pela psicóloga Lisandra Garcia no Barão no ano de 2013, o projeto de zooterapia foi o pioneiro na cidade. A zooterapia é uma modalidade de terapia assistida por animais. No Barão o cão terapeuta que interage com os alunos é da raça Golden Retriever e chama-se Furbo. O cão terapeuta tem sido um importante aliado no tratamento de problemas de linguagem, percepção corporal e controle da ansiedade. Aspectos como o desenvolvimento da sensibilidade tátil e o favorecimento das reações psicológicas e emocionais também são benefícios da zooterapia. A intervenção do animal favorece ainda o desenvolvimento da auto estima e de várias funções cognitivas.

Projetos do Ensino Médio:

  • Acompanhamento aos Vestibulares nas Universidades mais importantes da Região Sul do Brasil
  • Feira do Conhecimento
  • Intercâmbios
  • Olimpíadas Estudantis
  • Projeto “Escolher” ( Orientação Profissional)
  • Projeto Farroupilha
  • Projeto Valores
  • Simulados
  • Visitas às Universidades

Projetos que envolvem os estudantes da Educação Básica, em todos os níveis:

Compartilhando Histórias: O projeto Compartilhando Histórias foi implantado em 2013 e tem como objetivo principal a integração entre os estudantes do Barão e os hóspedes da Casa de Repouso Barão de Cotegipe. As atividades, coordenadas pela psicóloga Lisandra Garcia, valorizam aspectos como a convivência em grupo e favorecem a cooperação e solidariedade.

Concurso de Poemas: O Concurso de Poemas do Barão tem como principal objetivo desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, o hábito da apreciação da poesia, a produção de poemas e a expressão oral e corporal, através das declamações. No Ensino Médio, o Concurso de Poemas é realizado desde 1996. Em 2004, os estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental também se envolvem no concurso, que se transformou em um dos maiores eventos culturais promovidos pelo Barão.

Viagens de Estudos