O Curso

Profissão: Contador com registro no CRC/RS
Duração: 04 anos
Turno: Noturno
Nº Vagas: 70 anuais
Valor da mensalidade: R$ 675,23
Coordenador: Prof. Paulo Henrique Fassina, Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria

Áreas de Atuação na Contabilidade
O Contador precisa ter conhecimentos em diversas áreas, tais como: administração, contabilidade, direito, psicologia, economia entre outras para poder desempenhar seu trabalho com sucesso e atuando nas seguintes áreas:
Contabilidade fiscal e tributária – participa do processo de elaboração de informações para o fisco federal, estadual e municipal, sendo responsável pelo planejamento tributário da empresa. Esta área de atuação possui uma remuneração bastante atrativa para os profissionais especializados.
Contabilidade pública – atua no controle e gestão das finanças públicas, sendo este um campo com amplo mercado de trabalho devido às dimensões continentais de nosso país. Na União, nos Estados e nos milhares de municípios existem atribuições em diversas áreas e níveis, tanto no Legislativo, no Executivo como no Judiciário.
Contabilidade Gerencial e Contabilidade de Custos – atualmente estão entre as áreas mais valorizadas no Brasil e também internacionalmente. Tornou-se muito importante com o aumento da concorrência provocada pela abertura do mercado aos produtos estrangeiros e na desregulamentação da economia. A gestão estratégica de custos se destaca como ferramenta de decisão na formação dos preços dos produtos e serviços das organizações, bem como um suporte à administração estratégica.
Controladoria – está voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa através de um adequado controle dos insumos controlados por um sistema de informações gerenciais. A controladoria é uma filosofia que está presente em todas as áreas e todos os colaboradores da empresa, cuja missão é “otimizar o resultado econômico das organizações. O Controller é um dos profissionais com melhores remunerações no mercado.
Auditoria – área de atuação exclusiva do contador, o profissional desta área, seja através de empresas de auditoria ou através de setores internos da organização, controla e verifica a confiabilidade das informações e a legalidade dos atos praticados pelos gestores. Os auditores, tanto internos quanto externos, vêm tendo grande destaque no processo de privatização e no desenvolvimento do mercado de capitais.
Perícia Contábil – atua na elaboração de laudos em processos judiciais ou extrajudiciais. Área de atuação exclusiva do contador e que possui um número bastante reduzido de profissionais.
Analista econômico-financeiro – o mercado financeiro vem crescendo gradativamente no Brasil e isso vem despertando cada vez mais o interesse dos investidores por profissionais capacitados nesta área. Atua com a análise das demonstrações contábeis e seus indicadores como no mercado de ações.