Mostra Científica

A Mostra de Pesquisa Científica e de Inovação Tecnológica da FAE tem como principal objetivo proporcionar aos alunos dos cursos técnicos do Barão e dos cursos de graduação da FAE uma interação no âmbito acadêmico, capaz de promover discussões dos diversos enfoques das pesquisas mais recentes e oportunizar a inovação tecnológica.
Durante o evento, são apresentados ao público trabalhos científicos em cartazes (pôster), com resumos sobre temas diversos, como planejamento, administração familiar, educação, sistemas de produção, agronegócio, impostos de rendas e outros; assim como tecnologias nas áreas da Eletrônica Industrial e do Design. Para os dois melhores pôsteres e apresentações de inovação são distribuídos prêmios em dinheiro.

Clique nos links abaixo e faça o download dos modelos de banner e artigo da Mostra Científica deste ano:

Modelo Banner Mostra 2017

Modelo Artigo MOSTRA CIENTÍFICA

Lista dos trabalhos aprovados para MOSTRA CIENTÍFICA DE 2017

NORMAS DO BANNER

1) Largura: 90 cm, Altura: de 120 cm. Fonte: 30, Arial;

2) Os textos devem ser legíveis.

3) Incluir logotipos da FAE.

4) O Banner deve conter: curso de graduação, título, nomes dos autores e do professor/a orientador/a, endereços eletrônicos, introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e referências bibliográficas. Algumas orientações para elaboração do conteúdo dos banners:

– Introdução

A introdução deve apresentar o que será abordado no trabalho de forma resumida e objetiva.

– Objetivos

“O Objetivo Geral é o fim que se pretende chegar. Os Objetivos Específicos são instrumentais para o Objetivo Geral e dão uma visão embasadora do próprio Tema” (FURASTE, 2006, p. 210). Os objetivos devem sempre começar com um verbo no infinitivo, exemplos: analisar, mostrar, identificar, apontar, descrever.

– Metodologia

Este elemento responde à pergunta de como fazer, qual caminho seguir para efetivar a pesquisa. Consideramos a classificação quanto aos objetivos e procedimentos técnicos e quanto ao tratamento dos dados conforme Rampazzo e Corrêa (2008, p. 67-71); (FACHIN, 2001, p. 41 ); Gil (2002).

– Fundamentação teórica

Na construção do referencial teórico, é interessante levantar o que já foi publicado a respeito do que está sendo objeto de sua investigação, apresentando várias posições teóricas, as quais não devem ser apenas relatadas de forma resumida; antes, devem ser confrontadas e analisadas Drews (2007, p. 32).

– Resultados

É o espaço onde se analisam e explicam os dados da pesquisa através de gráficos, tabelas e argumentação que aponte para alguma solução ou constatação do tema em questão.

– Referências

Constar os materiais utilizados como fonte de leitura para realização do trabalho.

5) Os textos devem ser minimizados, dando-se preferência a figuras, fotos, esquemas e gráficos;

6) O banner deve possuir um cordão para permitir sua fixação a painéis de madeira ou a ganchos nas paredes.

7) Cada autor receberá um certificado de apresentação do trabalho.