Instituto Anglicano Barão do Rio Branco

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Faculdade Anglicana de Erechim

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  • [su_spoiler title="EDUCAÇÃO E DIREITOS FUNDAMENTAIS: REFLEXÕES ACERCA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL" style="fancy" icon="chevron-circle"]

    WENCZENOVICZ, Thaís Janaina, CAVALHEIRO, Andressa Fracaro

    O presente artigo tem por objetivo analisar algumas das ações afirmativas no decorrer da História do Brasil Contemporâneo no sistema de ensino como mecanismo de concretização do Direito Fundamental Social à Educação. Aborda elementos da evolução histórica da Educação no Brasil e a positivação deste direito nas diversas categorias sociais, conferindo caráter fundamental ao direito à Educação, explicitando, ao largo, a justificativa para a adoção da categoria direitos fundamentais para abrigar, no Brasil, o direito à educação. Assim, ao nomear o direito à Educação como Direito Fundamental, aponta-se o papel dos gestores públicos na necessária adoção de políticas claramente delineadas e eficazes para sua efetividade.

    Artigo WENCZENOVICZ, Thaís Janaina, CAVALHEIRO, Andressa Fracaro[/su_spoiler]

    [su_spoiler title="A INFLUÊNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO PROCESSO GERENCIAL" style="fancy" icon="chevron-circle"]

    Cristiane Perosa, Carine David

    O presente estudo aborda a importância da análise das Demonstrações Contábeis que influenciam no processo de tomada de decisões em uma organização. Este trabalho evidencia a importância da conscientização dos Profissionais Contábeis sobre a relevância da análise das Demonstrações Contábeis. Teve-se como problema de pesquisa saber qual é a influência da análise das Demonstrações Contábeis no processo de tomada de decisões em uma organização. Objetivando mostrar um breve histórico do Profissional Contábil visto hoje como contribuinte no processo de melhoria contínua de uma organização, juntamente com o auxílio da análise das Demonstrações Contábeis como ferramenta de suporte para a tomada de decisões. Porém, constatou-se a carência ainda existente no processo de comunicação empresarial entre o administrador e o Profissional Contábil. Mas tendências futuras indicam um crescimento significativo para a área, proporcionando maior credibilidade a este profissional envolvido no processo decisório.

    Artigo Cristiane Perosa, Carine David[/su_spoiler]

    [su_spoiler title="ORÇAMENTO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE EM ESTUDOS" style="fancy" icon="chevron-circle"]

    Edson Pedro Zambon, Paulo Henrique Fassina

    Este estudo trata sobre o tema orçamento empresarial. O objetivo é identificar as principais conclusões de pesquisas internacionais sobre o tema a fim de verificar se há autores sugerindo o abandono da prática orçamentária. Para tanto, o estudo se procedeu através da pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como ferramenta de busca a base de dados Science Direct sendo selecionados nove estudos para análise. As principais constatações dos estudos analisados relatam que mesmo com as críticas ao orçamento empresarial a ferramenta ainda continua sendo utilizada pelas empresas. O orçamento empresarial pode ser considerado uma das principais ferramentas de planejamento e controle das organizações. Alguns estudos evidenciam a busca de adequações no processo orçamentário de cada organização, a fim de revisar constantemente os objetivos e metas estabelecidas, tornando-o mais flexível as constantes mudanças dos cenários econômicos.

    Artigo Edson Pedro Zambon, Paulo Henrique Fassina[/su_spoiler]

    [su_spoiler title="Gestão Compartilhada: um desafio no cotidiano escolar" style="fancy" icon="chevron-circle"]

    Sueli Pokojeski, Veridiana Carla Ribicki

    Este texto apresenta uma questão que vem sendo discutida em nossas escolas, a Gestão Compartilhada, a qual pode ser entendida como uma construção coletiva em prol de um objetivo educacional – o ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto, é necessário uma pessoa que lidere democraticamente, tome iniciativa e valorize a realidade do local onde a escola está inserida. Mesmo o líder tendo características próprias, a liderança não é inata. No presente texto faremos uma abordagem detendo-nos em alguns dos aspectos correlatos ao tema central da pesquisa, conceituando as características do líder, como se desenvolve a liderança, quem são os líderes escolares, dificuldades, perfis e desafios dos líderes no contexto escolar, articulação entre liderança e motivação. Buscando efetuar uma análise a respeito de como se desenvolve a liderança nas escolas, fez- se uma pesquisa empírica, através de um questionário com questões abertas, aplicado a diretores, professores e pais de duas escolas municipais. Constatou-se que, nos dias de hoje, diferente do que ocorria há anos, a Gestão Compartilhada vem sendo objeto de reflexão das comunidades escolares, embora ainda há muito a conquistar para que, na prática, haja a mudança almejada.

    Artigo Sueli Pokojeski, Veridiana Carla Ribicki[/su_spoiler]

    [su_spoiler title="EVASÃO ESCOLAR: (RE) PENSANDO A EDUCAÇÃO DO FUTURO" style="fancy" icon="chevron-circle"]

    Gilberto Pereira, Viviane Demetrio da Silva

    Este artigo apresenta uma reflexão relacionada ao tema polêmico que envolve a educação na atualidade: a evasão escolar. Como objetivo busca-se estabelecer uma relação entre a sociedade atual e o afastamento do aluno, em idade escolar, do ambiente educacional. O trabalho tem como suporte teórico alguns autores que tratam do assunto em questão e que apresentam estudos detalhados e significativos relacionados à evasão escolar. A pesquisa será de forma descritiva e bibliográfica, ou seja, partindo-se do aparato teórico escolhido é que o estudo vai ser estruturado, bem como discussão de dados estatísticos que dizem respeito a evasão e abandono escolar. Visa-se assim produzir uma reflexão sobre quais são as causas e os motivos que tem levado as crianças e jovens se afastarem da escola, bem como quais são os prejuízos acarretados pela evasão escolar na família, na escola e na sociedade. Também será discutido de que forma cada um dos segmentos que fazem parte da vida escolar da criança pode contribuir para mudar essa realidade.

    Artigo Gilberto Pereira, Viviane Demetrio da Silva[/su_spoiler]

    [su_spoiler title="MODELAGEM DE UM CONVERSOR PUSH-PULL COM ENTRADA EM CORRENTE" style="fancy" icon="chevron-circle"]

    Humberto de Pellegrini, Luciano Moraes Neto

    O presente artigo tem por objetivo analisar e propor a modelagem de um conversor CC-CC elevador de tensão na topologia Push-Pull com entrada em corrente. O conversor Push-Pull com entrada em corrente é uma das topologias mais utilizadas para elevar tensões CC fornecidas por baterias ou painéis fotovoltaicos, e elevar para tensões aptas a suprir as necessidades de entrada dos inversores CC-CA. A escolha desta topologia deve-se a facilidade em obter o controle, e principalmente pelo fato da utilização de um transformador, tornando assim o conversor isolado. O conversor push-pull também é comumente chamado de BOOST modificado ou BOOST isolado.

    Artigo Humberto de Pellegrini, Luciano Moraes Neto[/su_spoiler]